sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Sexta-feira com friozinho :D

Prisão de ventre, por que as mulheres sofrem tanto com a constipação?

Em brancoTodo mundo sabe que ninguém está livre da prisão de ventre (homens, mulheres e crianças), e que ela atinge principalmente as mulheres todo mundo também já ouviu dizer. Muitas, até acham que ficar “sem ir ao banheiro” por dias é natural de tão acostumadas que estão.

Mas você sabe por que a prisão de ventre está mais presente no universo feminino? Por questões hormonais, que fazem com que a digestão e consequentemente o trânsito intestinal sejam mais lentos.

Como deve ser o combate à constipação (o nome que se dá à popular prisão de ventre)?

A função intestinal é primordial para a saúde. Muitos sintomas como irritabilidade, agitação, insônia, TPM, indisposição, cansaço, hemorróidas, fissuras anais, diverticulítes e até câncer intestinal entre outras podem estar associadas a ela.

Para que não haja constipação não são só os intestinos que precisam funcionar bem. Todo o sistema digestivo está envolvido. Desde a mastigação (trituração com os dentes) com a mistura da saliva, o estômago, o pâncreas, o fígado em conjunto com a vesícula biliar e suas secreções próprias.


Precisamos lembrar que o corpo é uma unidade e não um monte de peças independentes, certo? E, que quando o intestino funciona regularmente a pele feminina fica mais lisinha, sem acne e com aquele ar saudável que todo mundo vê, mas não sabemos explicar o porquê.

Em brancoDicas quase sempre infalíveis, e que devem ser consideradas antes de se utilizar um laxante que pode deixar seu intestino ‘viciado’, fazendo com que você perca o desejo natural e fisiológico de evacuar.

1 - Consuma alimentos que ajudam a digestão sendo naturalmente laxantes. Alimentos ricos em fibras como as frutas, verduras e legumes são bem vindos. O mamão é o laxante natural mais famoso e funcional. A ameixa seca deve ser bem mastigada e após ingerir 3 a 4 beba um copo de água. A semente de linhaça o gergelim o farelo de trigo, e a granola são boas adições a um iogurte, por exemplo. Os lactobacilos do iorgute realmente agem na digestão. Há grande variedade no supermercado.

Em branco2 - Beba mais líquidos: Água e sucos de frutas (alguns são muito ricos em fibras). É fundamental para a hidratação do corpo e também do intestino, apenas os evite durante as refeições. O suco de abacaxi, por exemplo, é um “amolecedor natural de carnes”, perfeito para beber em um dia de churrasco, facilitando a digestão da carne.

3 – Exercite-se: seu metabolismo irá acelerar melhorando a função de todo organismo e “acordando” a motilidade intestinal.

4 – Diminua o consumo de alimentos constipantes e quando consumi-los mastigue-os muito bem: carnes, laticínios, açúcar, farinha branca, café e refrigerantes.

5 – Eduque seu intestino. Como a função intestinal é melhor pela manhã, tente evacuar nesse horário.

Se nada disso adiantar, já há boas opções de laxantes naturais em forma de geléias ou cápsulas e sempre que consumi-las beba água em seguida. Vale relatar uma experiência profissional minha como Farmacêutica (Renata Fraia); muitas pessoas iam à farmácia em busca de soluções imediatas e geralmente químicas para esse problema, buscando se automedicar. Eu as aconselhava os tratamentos naturais e a só optarem por laxantes químicos em último caso e, mesmo assim, com orientação médica.


***


Cardápio de hoje

Desjejum

vitamina de morango com linhaça e granola + 1 banana

Almoço

1 alface grandão + mexilhão+ espinafre + vagem + cenoura + couve-flor + 2 copos de limonada (antes de comer)

21 comentários:

Paulinha disse...

uau
que beleza de cardapio
eu sou pessima para verdura
couveflor (eca)
vagem (eca)
espinafre (eca)
rucula (eca)

já deu pra perceber que eu sou uma chata com legume!!!

bjssssssssss

Carol disse...

Eiiii sumidaaaa!!!Não contou como foi o niver do seu pai.
Um excelente final de semana!!!
Beijocas

Aninha-imc22 disse...

Há exatos 5 anos eu não sei o que é ter constipação...desde q fui aos poucos mudando me alimentação, a priori com a nutri, nunca mais tive problema...nem mesmo antes da menstruação q é muito comum em mulheres...bendita RA!!

Anne Costa disse...

Amiga eu sofro de prisão de ventre á muito tempo,depois que descobri que isto dificulta demais o emagrecimento tenho prestado mais atenção na alimentação e agora estou tomando uma fibra natural pra regularizar o intestino tem sido uma maravilha.rsrs

Seu almoço tá lindão,adoro legumes,também costumo tomar uma vitaminona no café da manhã,acho que satisfaz e ainda dá aquela murchada no corpichto né?rsrs

Beijos e um ótimo final de semana!!!

Fabiane disse...

ei querida.. adorei as dicas, meu intestino me dá um trabalho q vc nao tem noçao.. sofro viu..rs..
bjs pra vc e otimo final de semana..

Karol R. disse...

Adoooooro mexilhão ( que eu chamo de Sururu hehe ) Aí amiga, juro que Activia mudou meu intestino! eu não acreditava tá..
bjsss

Cristiane disse...

amei seu poster... sofro com intestino preso e o ruim é q abuso fácil das coisas q tipo sou meio q obrigada a comer...
Beijos!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Essa minha amiga é um luxo que só! Traz "montão" de conhecimento pra gente!! \o/ vou ler com muita calma esse post, pois prisão de ventre é meu sobrenome!!!

Amiga, tenho que confessar...
Eu ainda sinto vontade de comer esses bichinhos =( só esses e camarão...
Toda sexta de noite meus pais comem camarão frito e me dá uma vontadezinha, agora mexilhãoo, aii se eles não sofressem na hora de morrer, eu acho que bem comeria! pronto, falei! =X

Só não vence quem desiste disse...

Amei a matéria da constipação!! bjokas bom fim de semana.

Paty disse...

E aí querida espero queesteja melhor!!!!!Como vc gosta de legumes né?????sabe que olhando seus pratos tenho vontade de comer mais legumes e verduras do que realmente eu comeria!!!!
Beijoca e bom finalde semana!!!

Sou Vaidosa Sim !!! disse...

Nossa, sofro deste mal, adoreiiiiiii suas dicas.
Não fique tão ausente, você faz falta viu?
Beijão.

Ahhhhhhhh, me fale sobre esta vitamina de morango e linhaça, rsrs.

Clarita disse...

ameixa, linhaça, papaya, pera, aveia, couve crua em salada, agriao, são boas para intestino... mas na tpm isso piora mesmo, mulher e bicho complicado né...
espero q melhore. bjos

Luka ;) disse...

graças á Deus que não sofro desse mal, mais menino de vez em qnd fica assim, qnd não se alimenta direito..

Sou Vaidosa Sim !!! disse...

Adoro seu cardápio.
Bom domingo.
Beijãooooooo

Sou Vaidosa Sim !!! disse...

Adoro seu cardápio.
Bom domingo.
Beijãooooooo

Unknown disse...

Um colega meu me deu um dia uma explicação sobre o porque que mulheres sofrem com prisão de ventre, pois o homem quando faz o numero dois sente orgulho daquilo e conta para todo mundo, é um orgulho para ele! para a mulher não, deus o livre se alguem descobrir que foi no banheiroi e fez o numero dois! claro, tem a questão hormonal e tal, mas é um fator também! bjus linda!!

*Luka* disse...

Ei lindona, que saudade do seu cantinho... Tbm tenho o intestino preguiçoso, tenho incluido muitos desses itens em minha alimentação pra ver se da uma melhoradinha... beijo grande e uma otima semana.

Drica disse...

Oiii !!! Tem selinho pra vc no meu blog
bjuuu

Sissy disse...

Você come só isso??? Está de parabéns!

http://divadeloucuras.wordpress.com/

flávia disse...

me encontrei no post,ando dando varios pulinhos fora...parabéns pela força,
bjus