domingo, 20 de setembro de 2009

Para acabar com a barriga: trocas inteligentes no cardápio

1• Fique longe de bebidas com gás
que dilatam o estômago (inclusive os refrigerantes diet ou light, pois contêm adoçantes que podem provocar gases). Troque por chá verde ou branco sem conservante ou adoçante. Ricos em substâncias termogênicas e antioxidantes, eles não só ativam o metabolismo como desintoxicam e desincham. Mas evite líquidos durante a refeição. Quando você bebe enquanto come, dilui os ácidos digestivos e os alimentos demoram mais para ser digeridos, o que provoca inchaço.

2• Evite doces, pães e biscoitos feitos com farinha branca
com alto índice glicêmico, viram açúcar no sangue rapidamente, favorecendo o estoque de gordura na barriga. Substitua-os pelos integrais. Ricos em fibras, com índice glicêmico baixo ou moderado, demoram mais tempo para ser transformados em açúcar no sangue - e têm vitaminas do complexo B, fundamentais para manter o intestino saudável.

3• Não abuse da carne vermelha
pois ela demora para ser digerida, ficando mais tempo no organismo e dilatando o abdômen. Prefira peixes como salmão e atum. Magrinhos, são fontes de ômega 3, ácido graxo que é antiinflamatório e combate os radicais livres.

4• Nada de embutidos como salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela
todos contêm muito sódio, que aumenta a retenção de líquidos e provoca inchaço. Também maneire a quantidade de sal, pois em excesso retém líquido. No lugar dele, recorra a temperos que são queimadores de gordura, como gengibre, pimenta, canela e mostarda, que são termogênicos e fazem o metabolismo colocar o pé no acelerador.

5• Atenção às fibras
Para o intestino funcionar bem, é necessário consumi-las. Mas se você não beber água suficiente para hidratá-las, ficam ressecadas e congestionam o intestino, aumentando a produção de gases e provocando cólicas. Então, combine as duas coisas: fibras e água - 2 litros por dia é uma boa medida.

6• Fuja de alimentos que inflamam as células, impedindo que exerçam bem suas funções
Os principais vilões? Leite e derivados, que em excesso fermentam e estufam, principalmente nas mulheres que têm intolerância à lactose. Se você não consegue ficar sem, beba só um copo por dia. Descarte biscoito recheado, manteiga, batata frita e ovo frito, que são ricos em gordura saturada ou trans e aumentam o depósito de gordura justamente na barriga.

7• Consuma alimentos que ajudam a combater inflamações
Os campeões são alho cru e cebola (cheios de nutrientes antioxidantes), amêndoa, castanha-do-pará e azeite de oliva extravirgem (com gordura do bem, ajudam a diminuir o índice glicêmico dos carboidratos e são essenciais para a absorção dos antioxidantes anti-inflamatórios presentes nas verduras).

8• Cuidado com feijão, couve, brócolis e repolho
Para algumas mulheres, esses alimentos provocam prisão de ventre e estufam a barriga. No caso do feijão, o truque é deixar o grão de molho e trocar a água várias vezes para eliminar as substâncias que provocam a fermentação. Já as verduras citadas acima não podem ser totalmente retiradas do cardápio, pois contêm nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Um truque é eliminá-las do prato por uma semana quando tiver um compromisso e quiser exibir a barriga superseca.

9• Aeróbico para queimar os excessos
Correr, pedalar, pular corda... Qualquer uma dessas atividades é essencial para conquistar uma barriga lisinha e uma cintura modelada. Afinal, os resultados da aula de abdominal só vão aparecer depois que a gordura que insiste em se alojar no pedaço for exterminada. Então, dá-lhe aeróbico. Além disso, esse tipo de exercício é tiro e queda para afastar o stress. O que a tensão tem a ver com as sobras no abdômen? Tudo. Quando você está de cabeça quente, o organismo estimula as glândulas supra-renais, que fabricam adrenalina e cortisol (hormônios que preparam você para enfrentar situações de perigo). O cortisol se alia à insulina e, juntos, favorecem o depósito de gordura. O ideal é escolher uma modalidade e praticá-la, no mínimo, de 30 a 40 minutos - de 3 a 5 vezes por semana.

12 comentários:

Malu disse...

Eu juro que eu tento fazer tudo isso.. já diminui bastante o consumo de refri.. mas vez ou outra ainda tomo um copo.

bjkas

Emagrecendo com saude disse...

Oieee, amigaaaaa, adorei seu post, muito bom, a maioria das coisas ai ja sigo a risca, mas fiquei triste por causa da couve, adoro, dificil ficar sem, vou tentar comer uma semana sim e outra não, ai acho que não consigo rsrsrs, sera que é por ter comido a semana toda que não to indo ao banheiro? Agora vou ficar na duvida rsrsr
otima semana
bjo0o

Carol disse...

Dicasss otimaass gata! Barriga chapada já! Vamos bonbar no verão ..kkk.
Uma excelente semana!
Beijocas

Anônimo disse...

Essa do refri e dos embutidos eu ja sabia!
Valeu as dicas! Beijoca

Paulinha disse...

bem, o refri só de fim de semana, só aos sabados na verdade.
agora meu problema ainda é com linguiça e salsicha... é dificil tirar do cardapio... mas estou tentando
e leite, tomo muito leite, e integral pq desnatado não me desce...
mas tudo com moderação, nada com exagero

amei o post!!

bjs
linda semana pra ti!!

Pati disse...

Oi linda.. Dicas maravilhosas... realmente ás vezes nem se damos conta... Gostei da dica de trocar a água do feijão várias vezes, nunca tinha feito isso, e olha que como feijão todos os dias...
Uma semana bem light pra vc... Bjos

Tati disse...

Oiii, otimas dicas .. obrigada !! Sempre acompanho o seu blog e seu esforço esta me insentivando a perder os 18 quilos q ganhei nesses ultimos 2 anos ...
Um beijooooooooo e parabens por sua determinação !!!

Camila Regina disse...

ainnnn, eu to tentando , mas tá difícil, viu? pelo menos o refri ja consegui reduzir!!

Lúcia disse...

guriaaa fui olhar a tua foto do antes e fiquei besta hahaha
bem parece tu! :D
parabens MESMO pelo peso eliminado ^^
Hoje eu recomeço da estaca zero, mas vamo que vamo né? desistir é bem pior que recomeçar :)
beijos e boa semana!

Samanta disse...

Oi amiga, feijão eu até sabia que fazia isso, mas a couve, o brócolis e o repolho não, o pior é que eu adoro os três, digo, eu adoro os quatro...rs rs rs.
Beijos no coração!!!

Só não vence quem desiste disse...

Adorei a dica do feijão!!! bjokas

KRYKA disse...

QUE COISA CHATA...TUDO ISSO É MUITO BOM,E AGORA? SEM REPOLHO,SEM BROCOLIS,MAGOEI...SNIF. BEIJÃO.